Marcello de Ipanema

(Ribeirão Preto, SP,1924 – Rio de Janeiro, RJ,1993)
Formou-se em Geografia e História, com Licenciatura pela Faculdade de Filosofia da (então) Universidade do Brasil, hoje Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi no Rio que construiu uma das mais brilhantes carreiras ligadas à cultura.
Foi professor de Ensino Médio municipal, responsável pelas disciplinas História e Legislação da Comunicação na Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) até 1974; instrutor da cadeira de História da América na Faculdade de Filosofia; colaborador no início das atividades do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro e docente da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília, de 1967-1969.
Marcello também foi criador e primeiro presidente da Federação das Associações Fluminenses de Meio Ambiente, membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e assessor cultural das Faculdades Simonsen.
Livre-docente e doutor em Editoração. Foi justamente no campo do jornalismo que Marcello deixou sua principal marca. Professor da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), foi autor de diversos livros